Login: Senha: Lembrar minha senha

Belém, Pará, segunda-feira, 23 de abril de 2018 

O CLUBE
AGENDA 2018
EVENTOS
JIPEIROS
JIPES
DICAS OFFROAD
LINKS 4x4
GALERIA DE FOTOS
VÍDEOS
TwitterYoutubeFacebook

 

Usuários on-line:
29 visitantes.

INÍCIO | EVENTOS | RUÍNAS DO BOM INTENTO

Ruínas do Bom Intento
Bujaru/PA - de 24 a 25/1/2004

A primeira expedição de 2004 do Jeep Clube do Pará foi uma amostra do este ano promete para seus associados e convidados. Uma trilha relativamente curta, mas com grandes atrativos, tanto no quesito obstáculos como no que diz respeito às belezas naturais do Pará.

O comboio desta expedição era formado por 13 carros, liderados pelo piloto Takó. Uma vez todos reunidos no posto localizado na entrada da Alça Viária, partimos às 9 horas do dia 24 com destino ao KM 26 desta rodovia, onde saímos do asfalto para entrar em uma trilha de mata fechada onde muitas surpresas nos aguardavam.

Logo que entramos na trilha, já encontramos parte dela alagada, com poças de mais de 20 metros de extensão. Nosso convidado João já encontrou o primeiro problema, caindo em um buraco escondido pela água. Nada que um pouco de trabalho não resolvesse. O grande obstáculo estava um pouco mais adiante. Ao chegarmos no Igarapé do Cuiatinga, apenas 3 veículos conseguiram ultrapassar o mar de lama sem atolar. Todos os outros necessitaram da ajuda de guinchos e até mesmo de trem de força formado por até 5 veículos para serem retirados da lama. Como resultado, tivemos 3 veículos danificados, entre os quais dois tiveram de ser rebocados para continuarem a trilha.

No domingo, 25, desmontamos acampamento e saimos em direção à Bujaru, onde conhecemos as Ruínas da Fazenda Bom Intento. uma construção do século XVII que foi erguida pela ordem dos frades Carmelitas, utilizando a mão-de-obra de escravos provenientes da Guiné Bissau. Nesta fazenda construíram uma capela e um engenho de cana-de-açúcar para fabricação de aguardente, rapadura e mel. As ruínas se localizam a três quilômetros de distância da sede do município. Entre as construções, vários canais foram abertos para tentar controlar as marés que avançam pelo rio Bujaru. Pudemos tomar um gostoso banho de igarapé em um desses canais, onde se forma uma piscina de pedras com mais de 300 anos de idade.

O nome Bom Intento, segundo os historiadores, está relacionado a boa intenção dos frades, que queriam erguer no local uma grande cidade. O lado triste da história fica por conta do descaso que as instituições responsáveis pela conservação de locais históricos fazem com relíquias como o Bom Intento. Nativos nos relataram inclusive que houve quem destruisse parte das ruinas para aterrar um dos canais abertos pelos escravos.

Depois de conhecer um pouco da nossa história, saimos de Bujaru atravessando o rio para seguir para Santa Izabel, onde um almoço encerrou esta que foi a primeira aventura de 2004. Vale ressaltar que esta expedição foi realizada sob a responsabilidade dos pilotos Takó, Jaime, Luis Otávio, Magaiver e Hérycles, que fizeram todo o levantamento da trilha para definição da planilha.

Texto de Hérycles Horiguchi - Fotos de Érika Horiguchi e Antonio Brilhante

Participantes deste evento
Piloto Zequinhas Veículo
TakóAlessandraJavaLee - CBT Javali
EwertonThays
TavinhoFlávia
Cláudio PedraPedrita
ChicoDadáOsama - Toyota Bandeirantes
HéryclesCeleste | Érika | YuriPathifa - Nissan Pathfinder
MagaiverCida | RenatoJamanta - Willys F-75
Jaime
Rogério PolitiLadicoPit Bull - Willys Jeep CJ5
DiouMárcia Diou | Adriana | NetoNave - Toyota Bandeirantes
Convidados
João Rocha ()NonatoRanger - Ford Ranger
Bonebom ()-Bonebom - Toyota Hilux
14 veículos foram a este evento, pilotados por 10 sócios e 4 convidados,
contabilizando um total de 30 participantes, incluindo os 16 zequinhas.
FOTOS


Herycles
45 fotos

Críticas, elogios e sugestões: webmaster@jeepclubedopara.com :: Copyright 2004 © Jeep Clube do Pará
Tv. Rui Barbosa, 779 - Reduto :: CEP 66.035-260 :: Belém/Pará :: diretoria@jeepclubedopara.com