Login: Senha: Lembrar minha senha

Belém, Pará, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018 

O CLUBE
AGENDA 2018
EVENTOS
JIPEIROS
JIPES
DICAS OFFROAD
LINKS 4x4
GALERIA DE FOTOS
VÍDEOS
TwitterYoutubeFacebook

 

Usuários on-line:
23 visitantes.

INÍCIO | EVENTOS | EXPEDIÇÃO CAMPOS DE BRAGANÇA 2005

Expedição Campos de Bragança 2005
Bragança/PA - de 17 a 18/9/2005

Este evento foi realizado com o apoio de:
Visite o site de nosso patrocinador

Nas primeiras horas da noite de sexta-feira, 16, animados Jipeiros e Zequinhas se reuniram em posto na BR 316 para a maior expedição do JCP em número de Off-Roaders : 35 veículos, sendo 27 Sócios e 8 Convidados, totalizando 79 participantes. Em comboio com alto astral, parte do grupo seguiu em direção a Bragança, onde pernoitaram na Fazenda “Toka da Amizade” para o início da trilha no dia seguinte, sendo que outra parte deslocou-se de Belém antes do raiar o sol de sábado.
A brincadeira da hora ficou por conta dos Jipeiros, proprietários de Toyotas, capitaneados pelo “Professor Pardal” Luis Vasconcelos, devidamente assessorados pelos irmãos “Roda“, que com muita irreverência e bom humor adesivaram em seus veículos os dizeres “RESGATE LAND“, anunciando assim que puxariam as Lands Rovers dos atoleiros.

Reunido todo o grupo, nas primeiras horas da manhã de sábado partiu o comboio com objetivo de cruzar os campos de Tracuateua e Bragança. Iniciada a trilha, o atolamento do primeiro veículo Toyota, animou a brincadeira dos Jipeiros que dirigiam as Lands Rovers, que haviam sido “provocados” pelos adesivos. Diante das dificuldades da trilha e falta de alguns equipamentos, 2 convidados resolveram não prosseguir, voltando à Fazenda.
A primeira parte da trilha produziu número grande de atolamentos, o que estimulou os “Jipeiros landeiros” a devolverem as gozações aos Jipeiros de Toyota, face o número maior de atolamento destas últimas, defendendo que ”RESGATE LAND“ significava solicitação de auxílio às Lands. Enquanto os Jeeps Willys não encontravam dificuldades, quase que indiferentes à polêmica das marcas irmãs e as brincadeiras rolavam soltas também com outros ”fóruns“ via rádio, os líderes do grupo e direção do JCP mostravam habilidades no sentido da coordenação para fazer o comboio andar e ajudar os que precisavam de auxílio.
A paisagem do local se apresentava exuberante, premiando a todos com terreno de vegetação rasteira, entrecortado por inúmeros alagados e naturalmente ornamentado com muitos cavalos selvagens, gado e garças, e tudo isso em um bonito dia de sol.

Cerca de 50% do percurso realizado, O Jipe da Vivi sofreu a baixa da trilha, com a quebra do seu semi-eixo, provocando a perda de roda traseira, o que a obrigou a deixar o veículo em casa próxima do local, porém não a fez perder o espírito de verdadeira jipeira ao seguir até o final da trilha, em alto astral, a bordo de outro Jipe.
Em trecho de depressão, onde muitos pararam para admirar as habilidades dos pilotos e os inevitáveis atolamentos, a turma aproveitou para batizar a Nete, com muita lama, que acabou atingindo o Tavinho e Mário Tadeu pela comemoração da nova sócia, em cena que merecia estar na no canal aberto de nossa domingueira.
Seguindo em frente, chegou o comboio a campos mais pesados e de longo curso que os anteriores, o que resultou após a passagem do líder Jefferson no atolamento coletivo (2 Toyotas e 2 Land Rovers) num mesmo trecho, de 4 dos 7 carros seguintes que tentaram atravessar (sobrevivendo apenas à passagem sem atolar a Duelo II- Land Rover, Macho Velho-Jeep e Suzuki Wilder). A situação obrigou o aborto de tal trecho com relação ao restante do grupo, que teve que se virar por outro, um pouco mais curto e menos severo, mas igualmente emocionante. A tentativa de resgate provocou o atolamento dos 2 carros que foram ajudar os Jipes atolados, obrigando o uso de várias cintas unidas umas às outras em vão de mais de 200 metros, a partir de local firme, para o resgate de todos ; operação que durou cerca de 2 horas, com destaque ao trabalho coletivo dos Jipeiros, no exercício da solidariedade e auxílio mútuo.

Ao final, depois de todos curtirem o pôr-do-sol, com direito a revoada de pássaros, garças e o “castigo” aos “Toyoteiros“ e “Landeiros“ que empataram em atolamento na passagem no trecho final do percurso, todos retornaram para a “Toka da Amizade“ onde após banho refrescante na piscina natural, houve o jantar e o merecido descanso.
Domingo foi dia de descanso e lazer na própria Fazenda hospedeira, confraternizando-se todos com a trilha, até o animado retorno do grupo a Belém na parte da tarde.

Texto de Antonio Bernardes - Fotos de Wilson Roda Teixeira

Participantes deste evento
Piloto Zequinhas Veículo
HéryclesCeleste | Érika | YuriPathifa - Nissan Pathfinder
BernardesAdriana | Luciana | FelipeSimpson Rover - Land Rover Defender 110
Carlos MarraVâniaBrucutu - Land Rover Defender 90
IranIran NetoBrutus III - Land Rover Defender 110
Mario TadeuLilicoPouco Mau !!! - Land Rover Defender 110
TonicoCatarina | LucasManuel O Audaz - Toyota Bandeirantes
Jorge RodaMartaWilder SuperSuki - Suzuki Vitara
VasconcelosEsperançaPatchanga - Toyota Hilux
FranklimAndressaNega Braba - Toyota Hilux
Rogério-Pit Bull - Willys Jeep CJ5
WaldécioDanniNervoso - Troller T4
ViviSandraPenélope - Lada Niva
Gilberto DueloEdi | Grégory | CarolDuelo II - Land Rover Defender 110
Lucio BarrosGraçaOnça d'Água - Land Rover Defender 110
JeffersonSheyla | Shirley
ChicoLeonOsama - Toyota Bandeirantes
DiouMárcia Diou | Adriana | NetoNave - Toyota Bandeirantes
Jaime-IG - Engesa EE-4
TavinhoAlcinaBoto I - Toyota Bandeirantes
Wilson RodaNatália
Antonio RodaRoger (Loro)
SílvioBrunamarvado - Willys Jeep CJ5
Navarro RodaIzabel
Ivanete-Pantera Negra - Toyota Hilux
MagnoMr BeanTanque - Land Rover Defender 110
Convidados
Pamplona (Hérycles)Renata Pedigree - Willys Jeep CJ5
Cariri (Jorge Roda)Ivanira | IvaniraMacho Véio - Willys Jeep CJ5
Rufino (Jaime)NetoCamaleão - Willys Jeep CJ5
Hélio (Iran)Neide | JulianaHeliocar - Toyota Hilux
Sami (Vasconcelos)ÁlvaroBrima - Land Rover Defender 110
Barbosinha (Rogério)DuduCanabrava - Willys Jeep CJ5
Arthur Cebolão (Rogério)Paulo BentesNegona - Ford Ranger
32 veículos foram a este evento, pilotados por 25 sócios e 7 convidados,
contabilizando um total de 73 participantes, incluindo os 41 zequinhas.
FOTOS


Carlos Marra
58 fotos


Wilson Roda
46 fotos


Herycles
30 fotos


Herycles
28 fotos


Gilberto Duelo
30 fotos

Críticas, elogios e sugestões: webmaster@jeepclubedopara.com :: Copyright 2004 © Jeep Clube do Pará
Tv. Rui Barbosa, 779 - Reduto :: CEP 66.035-260 :: Belém/Pará :: diretoria@jeepclubedopara.com