Ruinas do Bom Intento 2005

15 a 16/10/2005 | Bujaru/PA

Nossa aventura de outubro teve como destino as Ruínas do Bom Intento, localizada no município de Bujaru, Pará e onde no século XVII funcionou uma fazenda mantida ordem dos frades Carmelitas. Nesta fazenda construíram uma capela e um engenho de cana-de-açúcar para fabricação de aguardente, rapadura e mel, usando escravos provenientes da Guiné Bissau. Partimos na manhã de sábado, 15, por volta das 8h30 do Posto Jambock, onde todas as quintas realizamos nossas reuniões semanais. O comboio liderado por Flávio Magaiver seguiu rumo à Alça Viária, onde na altura do Km 24 finalmente saímos do asfalto para entrar na trilha. Após alguns quilômetros percorrendo trechos com mata fechada, erosões e outras pequenas dificuldades, chegamos a um trecho onde um grande obstáculo nos prendeu por quase 4 horas para superá-lo.
A trilha alagada escondia sob a água muita lama e erosões que surpreenderam muitos jipeiros. Foi um verdadeiro show de técnica e solidariedade, onde praticamente todos os recursos disponíveis foram utilizados para desatolar os veículos. Cintas, guinchos, hi-lifts, patescas e outras ferramentas tiveram de ser tiradas do porta-malas. Vencido este desafio, após alguns quilômetros de trilha alguns companheiros abortaram o restante da trilha, por razões de canoagem, dizem. Após as despedidas, seguimos em frente atravessando trechos com muitos aclives e declives acentuados para finalmente chegar, por volta das 19 horas, no local de acampamento, o igarapé do Pandeiro, distante aproximadamente 30 km de Bujaru. Depois de montarmos as barracas e armarmos nossas redes, ficamos todos nos deliciando do frescor da noite completamente iluminada pelos raios de uma magnífica lua cheia, sem falar no banho refrescante de igarapé antes do merecido descanso.
Na manhã seguinte, por volta das 10 horas, levantamos acampamento para seguir rumo à cidade de Bujarú para visitarmos as Ruínas do Bom Intento. Após uma rápida, porém cultural visita, sob as orientações e esclarecimentos de Rogério Politi, iniciamos nossa volta à Belém, encontrando no caminho nosso companheiro Valdécio, que não participou deste evento em razão de estar competindo na prova de rallye do Campeonato Paraense, onde descolou o segundo lugar na categoria graduados. Chegando em Santa Isabel do Pará, paramos para almoçar no restaurante onde já nos esperava Takó, o samurai jipeiro da cidade. Após uma comilança das boas, regada a muita conversa, seguimos rumo à Belém, onde chegamos por volta das 16 horas, já para nos prepararmos para nossa próxima aventura. Estarei nessa com certeza, pois não sou moleque!
P.S.: Quem ficou até o final da trilha, sabe do que falo, quem não ficou ou não foi... dançou. ;o)
Este evento teve a participação de 29 jipes, pilotados por 23 sócios e 6 convidados, com a companhia de 26 zequinhas.