Ruinas do Bom Intento 2005
15 a 16/10/2005 | Bujaru/PA

Nossa aventura de outubro teve como destino as Ruínas do Bom Intento, localizada no município de Bujaru, Pará e onde no século XVII funcionou uma fazenda mantida ordem dos frades Carmelitas. Nesta fazenda construíram uma capela e um engenho de cana-de-açúcar para fabricação de aguardente, rapadura e mel, usando escravos provenientes da Guiné Bissau. Partimos na manhã de sábado, 15, por volta das 8h30 do Posto Jambock, onde todas as quintas realizamos nossas reuniões semanais. O comboio liderado por Flávio Magaiver seguiu rumo à Alça Viária, onde na altura do Km 24 finalmente saímos do asfalto para entrar na trilha. Após alguns quilômetros percorrendo trechos com mata fechada, erosões e outras pequenas dificuldades, chegamos a um trecho onde um grande obstáculo nos prendeu por quase 4 horas para superá-lo.

A trilha alagada escondia sob a água muita lama e erosões que surpreenderam muitos jipeiros. Foi um verdadeiro show de técnica e solidariedade, onde praticamente todos os recursos disponíveis foram utilizados para desatolar os veículos. Cintas, guinchos, hi-lifts, patescas e outras ferramentas tiveram de ser tiradas do porta-malas. Vencido este desafio, após alguns quilômetros de trilha alguns companheiros abortaram o restante da trilha, por razões de canoagem, dizem. Após as despedidas, seguimos em frente atravessando trechos com muitos aclives e declives acentuados para finalmente chegar, por volta das 19 horas, no local de acampamento, o igarapé do Pandeiro, distante aproximadamente 30 km de Bujaru. Depois de montarmos as barracas e armarmos nossas redes, ficamos todos nos deliciando do frescor da noite completamente iluminada pelos raios de uma magnífica lua cheia, sem falar no banho refrescante de igarapé antes do merecido descanso.

Na manhã seguinte, por volta das 10 horas, levantamos acampamento para seguir rumo à cidade de Bujarú para visitarmos as Ruínas do Bom Intento. Após uma rápida, porém cultural visita, sob as orientações e esclarecimentos de Rogério Politi, iniciamos nossa volta à Belém, encontrando no caminho nosso companheiro Valdécio, que não participou deste evento em razão de estar competindo na prova de rallye do Campeonato Paraense, onde descolou o segundo lugar na categoria graduados. Chegando em Santa Isabel do Pará, paramos para almoçar no restaurante onde já nos esperava Takó, o samurai jipeiro da cidade. Após uma comilança das boas, regada a muita conversa, seguimos rumo à Belém, onde chegamos por volta das 16 horas, já para nos prepararmos para nossa próxima aventura. Estarei nessa com certeza, pois não sou moleque!

P.S.: Quem ficou até o final da trilha, sabe do que falo, quem não ficou ou não foi... dançou. ;o)

Este evento teve a participação de 29 jipes, pilotados por 23 sócios e 6 convidados, com a companhia de 26 zequinhas.
Piloto Zequinhas Veículo
Bernardes Adriana, Luciana, Felipe Simpson Rover - Land Rover Defender 110
Ivanete Lili Jamantinha - Toyota Hilux
Jefferson Sheyla
Antonio Roda Renata
Wilson Roda
David
Sílvio Bruna marvado - Jeep Willys CJ5
Marcelino Ênio Brabo - Land Rover Defender 90
Jorge Roda Marta Wilder SuperSuki - Suzuki Vitara
Vasconcelos Esperança Patchanga - Toyota Hilux
Lucio Barros Graça Onça d'Água - Land Rover Defender 110
Diou Márcia Diou, Neto, Adriana Nave - Toyota Bandeirantes
Iran Iran Neto Brutus III - Land Rover Defender 110
Cláudio Pedra Pedrita Matinta Pereira - Toyota Bandeirantes
Chico Dadá Osama - Toyota Bandeirantes
Magaiver Victor, Renato Jamanta - Willys F-75
Vivi Sandra Penélope - Lada Niva
Tonico Lucas, Catarina Manuel O Audaz - Toyota Bandeirantes
Hérycles Yuri Pathifa - Nissan Pathfinder
Nelson Pânico - Ford Ranger
Franklim Flávio, Andressa Nega Braba - Toyota Hilux
Rogério Politi Canabrava - Jeep Willys CJ5
Ewerton Thays Sapo - Jeep Willys CJ5
Convidados
Paulo Bentes Arthur Cebolão
Dr.Joelho Rarrá, Bia Muleta - Toyota Bandeirantes
Cariri Ivanira Macho Véio - Jeep Willys CJ5
Pamplona Renata Pedigree - Jeep Willys CJ5
Sami Álvaro Brima - Land Rover Defender 110
Rufino Neto Camaleão - Jeep Willys CJ5

FOTOS DESTE EVENTO

Veja outros eventos do JCP realizados em Bujaru/PA