Expedição Transamazônica 2007

03 a 08/04/2007 | Santarém - Belém/PA

PATROCINADORES DESTE EVENTO
Uma das mais desejadas aventuras dos jipeiros de todo o Brasil foi o destino do JCP em abril: a Transamazônica. Com o patrocínio da Oi e Sony Ericsson, 24 jipes sairam de Belém com destino a Santarém através da BR230 na manha de terça, 3 de abril. Embarcamos na balsa com destino a PA150, por onde chegamos para almoçar no Posto Petromax, em Tucuruí, onde um almoço oferecido pelo seu proprietário nos aguardava. Ali o grupo se dividiu, indo uma parte para a maravilhosa Fazenda Aruã e outra parte ficando para pernoitar em Tucuruí em razão de um problema mecânico na Land Rover de Nonato (o Flex), cujo conserto só foi concluido depois das 20 horas.
Na manhã seguinte, o grupo que ficou em Tucuruí saiu para encontro dos outros que aguardavam na Fazenda. Quando estavamos chegando em Novo Repartimento, uma fenda londitudinal na pista fez com que Paulo Bentes perdesse o controle do seu Troller e tombasse. Sem grandes consequencias materiais e nenhum dano físico aos ocupantes, resolvemos seguir viagem rodando até Altamira e ali avaliar a situação do veículo e decidir o que fazer. Rodamos sem encontrar problemas na estrada, chegando em Altamira já de noite, por volta das 22 horas. Na orla da cidade, todos puderam relaxar saboreando os excelentes peixes da região, para depois repousar no Hotel Augustus.
Na manhã de quinta, após os reparos necessários em alguns veículos, voltamos para a estrada por volta das 10 horas. Tivemos que tomar um desvio por uma trilha alternativa, pois a estrada havia sido interrompida em dois pontos. Contornamos o problema e voltamos para a BR230 na altura do quilomentro 40. Para nossa surpresa, a estrada está em condições bem melhores do que o encontrado em 2005. Ainda assim, é preciso tomar muito cuidado pois molhada a pista fica muito escorregadia, sendo recomendado o uso da tração para estabilizar os veículos. Chegamos em Uruará por volta de 22 horas, pois tivemos de para algumas vezes para reparar alguns jipes.
Após o pernoite em Uruará, saimos as 9 horas para pegar o último e mais emocionante trecho da viagem: a travessia pela floresta pela TransUruará, a estrada que liga a BR230 com a represa de Curuá-Una. Foram 240 km de muita lama e terreno escorregadio, tudo isso envolto a paisagem deslumbrante da floresta Amazônica. Imperdivel. Sö para se ter uma idéia, chegamos a represa por volta das 21 horas, ou seja, 12 horas para percorrer este pequeno trecho. Com alguns problemas mecanicos apresentados por alguns jipes, chegamos a Santarém a meia noite, onde muitas zequinhas oficiais nos aguardavam no famoso Bar e Restaurante Mascote, localizado na orla da cidade. Uma festa.
Passamos o fim de semana curtindo as delícias que a chamada Pérola do Tapajós oferece aos seus visitantes. Enquanto alguns foram prestigiar o torneio de indoor off-road dos amigos do Tapajós Jeep Clube, outros tomaram um barco e foram curtir o bucolismo de Alter do Chão, cuja beleza natural atrai e encanta visitantes de todo o mundo. Na tarde de domingo, a maioria embarcou de avião para Belém. Chico e Cariri ainda pegaram novamente a estrada para voltar rodando. Mais uma vez, missão cumprida com muito prazer, ficando agora só a ansiedade para a próxima aventura.
Este evento teve a participação de 23 jipes, pilotados por 18 sócios e 5 convidados, com a companhia de 16 zequinhas.