Procurando Encrenca 2007

14 a 16/09/2007 | Capitão Poço/PA

A expedição partiu de Belém, do posto Pará Vip, na sexta_feira, em deslocamento noturno até a cidade de Capitão Poço. Na manhã de sábado, houve um café da manhã reforçado e em seguida os preparativos finais: abastecimento de combustível, gelo e etc...

Encrenca? Começou cedo. A poeira, da estrada de chão até Nova Esperança do Piriá passando por Garrafão do Norte, reduziu a visibilidade a poucos metros, o que obrigou o uso intenso dos rádios, para avisar os obstáculos como pontes de madeira, lombadas, erosões e curvas perigosas. Ao meio dia o grupo partiu de Nova Esperança do Piriá em direção as encrencas da mata, guiados pelo nosso cinegrafista e motociclista Wemerson, auxiliado por amigos motociclistas da região, Rodrigo, Gelciarles e companhia, responsáveis pelo levantamento, e suas motos off-road, alias, naquela região, todos os caminhos são off-road.

A primeira encrenca do trecho foi uma ponte de madeira queimada em um protesto de manifestantes, dias antes. Por sorte já havia um trator colocando troncos ocos de arvore que serviriam como tubos, permitindo assim o avanço do grupo. Mais adiante, nos caminhos de mata mais fechada a diversão foi retirar os galhos e troncos de arvore caídos no caminho, e aí, mais uma encrenca: quebrou a corrente da motosserra. Já estava escuro quando os encrenqueiros chegaram exaustos ao local de acampamento a beira do rio Coraci, afluente do rio Gurupi. Rolou churrasco, tatu e muita conversa fiada.

Pela manhã, logo cedo, o acampamento foi desmontado e iniciou a etapa de Domingo, rumo ao norte. Ainda havia muita trilha de mata pela frente. Alternando trechos de areia e lama, houve locais em que a areia era tão fina que a poeira mais parecia fumaça na selva. A parada para o almoço foi a beira rio, numa localidade chamada Cristal, de onde a expedição, com apenas sete veículos, muito unida e com pouquíssimos problemas mecânicos, seguiu cortando belas fazendas ate chegar as 18 horas a BR316 próximo a Santa Luzia do Pará para seguir rumo a Belém cumprindo na sua totalidade o percurso previsto.

Este evento teve a participação de 4 jipes, pilotados por 4 sócios , com a companhia de 1 zequinha.
Piloto Zequinhas Veículo
Rodrigo Simões Branquinha - Land Rover Defender 90
Roger Loro Antonio Roda Sabonete de Motel - Suzuki Vitara
Jaime IG - Engesa EE-4
Tavinho Boto I - Toyota Bandeirantes
Convidados
Veja outros eventos do JCP realizados em Capitão Poço/PA